Patrícia Fava
Para manter viva a magia do amor devemos ser flexíveis e nos adaptar às contínuas mudanças de estação do amor.
AS ESTAÇÕES DO AMOR
Um relacionamento é como um jardim. Se é para florescer deve ser aguado regularmente. Cuidado especial deve ser dado, levando em conta as estações bem como qualquer mudança de tempo. Novas sementes devem ser plantadas e as ervas daninhas arrancadas. Similarmente, para manter viva a magia do amor, temos que entender suas estações e acalentar as necessidades especiais do amor.
A primavera do amor
Apaixonar-se é como a primavera. Nós nos sentimos como se fôssemos ser felizes para sempre. Não conseguimos nos imaginar não amando nosso(a) parceiro(a). É um momento de inocência.
O amor parece eterno. É uma época mágica quando tudo parece perfeito e funciona sem esforço. Nosso(a) parceiro(a) parece ser o par perfeito. Dançamos juntos sem esforço, em harmonia, regozijando-nos de nossa boa sorte.
O verão do amor
Durante o verão do amor, nos damos conta de que nosso(a) parceiro(a) não é tão perfeito(a) quanto pensamos, e que temos que trabalhar o relacionamento. Nosso(a) parceiro(a) não é somente de outro planeta, mas é também um ser humano que comete erros e tem defeitos como todo o mundo.
Frustração e desapontamento aumentam, ervas daninhas precisam ser arrancadas e as plantas precisam de água extra sob o sol escaldante. Não é mais tão fácil dar e receber o amor de que precisamos. Descobrimos que não estamos sempre felizes, e que nem sempre nos sentimos amorosos. Não fazemos mais uma imagem do amor.
Muitos casais se tornam desiludidos a essa altura. Eles não querem trabalhar o relacionamento. Eles esperam, de maneira irreal, que seja primavera o tempo todo. Culpam seus parceiros e desistem. Não se dão conta de que o amor nem sempre é fácil; às vezes requer trabalho duro sob o sol escaldante. No verão do amor, precisamos acalentar as necessidades do(a) nosso(a) parceiro(a) bem como pedir e receber o amor de que precisamos. Isso não acontece automaticamente.
O outono do amor
Como resultado dos cuidados com o jardim durante o verão, nós colhemos os resultados do trabalho duro. O outono chegou. É um momento dourado rico e satisfatório. Experimentamos um amor mais maduro que aceita e compreende as imperfeições do(a) nosso(a) parceiro(a) bem como as nossas. É um momento de agradecer e de compartilhar. Tendo trabalhado duro durante o verão,podemos relaxar e aproveitar o amor que criamos.
O inverno do amor
Aí o tempo muda de novo, e vem o inverno. Durante os meses frios e estéreis do inverno, toda a natureza se recolhe para dentro de si mesma. É um momento de descanso, reflexão e renovação. Esse é o momento, num relacionamento, em que experimentamos nossa própria dor não resolvida ou nosso eu obscuro. É quando nossa tampa sai e nossos sentimentos dolorosos emergem. É um momento para crescimento solitário quando precisamos cuidar mais de nós mesmos do que dos(as) nossos(as) parceiros(as) por amor e satisfação. É o momento para cura. Esse é o momento em
que os homens hibernam nas suas cavernas e as mulheres mergulham no fundo dos seus poços.

Depois de nos amarmos e curarmos ao longo do inverno escuro do amor, então a primavera inevitavelmente retorna. De novo somos abençoados com os sentimentos de esperança, amor e uma abundância de possibilidades. Baseados numa cura interna e numa investigação da alma na nossa jornada invernal; nós somos então capazes de abrir nossos corações e de sentir a primavera do amor.

Mas advirto para que não se esqueçam de que o amor é sazonal. Na primavera é fácil, mas no verão é um trabalho árduo. No outono você pode se sentir muito generoso(a) e satisfeito(a), mas no inverno pode se sentir vazio(a).
A informação de que precisa para resistir ao verão e trabalhar o seu relacionamento é facilmente esquecida. O amor que você sente no outono se perde facilmente no inverno. No verão do amor, quando as coisas ficam difíceis e você não este recebendo o amor de que precisa, meio que de repente você pode se esquecer de tudo o que aprendeu nesse livro. Num instante some tudo. Você pode começar a culpar seu(ua) parceiro(a) e se esquecer de como acalentar os sentimentos dele(a).
Quando o vazio do inverno se estabelece, você pode se sentir desesperançado(a). Pode se culpar e esquecer como amar e acalentar a si mesmo. Pode duvidar de si mesmo(a) e doía) seu(ua) parceiro(a). Pode se tornar cínico(a) e ter vontade de desistir. Isso tudo é parte do ciclo. É sempre mais escuro antes da aurora.
Para sermos bem-sucedidos em nossos relacionamentos, temos que aceitar e compreender as diferentes estações do amor. Às vezes o amor flui fácil e automaticamente; outras vezes, requer algum esforço. Às vezes nossos corações ficam plenos e outras vezes ficamos vazios.
Trecho do livro: Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus.
Marcadores: edit post